topo

 

O que é lúpus?


O lúpus eritematoso é uma doença crônica, auto-imune, que ocasiona inflamações em algumas partes do corpo, principalmente na pele, juntas, rins e sangue.
Geralmente, O sistema imunológico produz proteínas chamadas anticorpos para proteger o corpo de bactérias, viroses e outros corpos estranhos. Estes corpos são chamados antígenos. Em uma desordem imunológica como o lupus, o sistema defensivo perde a habilidade de diferenciar entre substâncias de antígenos e de suas próprias células e tecidos. O sistema imunologico passa então a direcionar anticorpos contra si mesmo. Estes auto-anticorpos reagem com antígenos próprios para formar complexos imunológicos. Esses complexos crescem nos tecidos e causam inflamação, danos nos tecidos e dor.
Para várias pessoas, o Lúpus é uma doença simples que afeta alguns órgãos, para outros, pode causar sérios problemas para a vida. Milhares de pessoas morrem todos os anos de complicações relacionadas ao lúpus.
As causas do lúpus não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que fatores ambientais e genéticos envolvem essa doença. Enquanto alguns cientistas acreditam haver uma predisposição genética para a doença, é sabido que fatores ambientais também têm importante papel para despertar o Lupus. Alguns fatores ambientais que podem despertar a doença são: infecções, antibióticos (principalmente aqueles dos grupos da sulfa e penicilina), raios ultravioletas, estresse excessivo e algumas drogas.
Embora o lúpus seja conhecido por ocorrer dentro de famílias, não há genes identificados como responsáveis pela doença. Apenas 10% dos pacientes vão ter um parente próximo que já tenha ou venha a desenvolver a doença. As estatísticas mostram que apenas 5% de filhos de pacientes vão desenvolver o lúpus.
O lúpus é freqüentemente chamado de uma "doença de mulher" apesar de que muitos homens também são afetados. Ele pode ocorrer em qualquer idade, em ambos os sexos, embora seja de 10 a 15 vezes mais freqüente entre mulheres adultas do que entre homens adultos. Os sintomas são os mesmos em homens e mulheres. Acredita-se que fatores hormonais podem explicar porque o lupus ocorre com mais freqüência em mulheres; o aumento dos sintomas antes do período menstrual e durante a gravidez dão suporte à idéia de que os hormônios, particularmente o estrogênio, também podem estar relacionados à doença. Entretanto, a razão exata, a nível hormonal, da grande prevalência de casos em mulheres e do aumento cíclico dos sintomas ainda é não é conhecida.

Imagens de pessoas com lúpus:

 

CSS válido!

Valid XHTML 1.0 Transitional

Free Web Hosting